EUA acionam novamente Microsoft na Justiça
21 de Janeiro de 2004

            O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) informou que decidiu acionar a Microsoft na Justiça novamente pelo não cumprimento integral do acordo antitruste fixado em 2002 para a empresa de Bill Gates.
            O objetivo do referido acordo foi encerrar um processo antitruste contra a Microsoft que perdurava há sete anos. Em contrapartida, a gigante do software teria que abrir todos os seus protocolos de comunicação utilizados nos Windows 2000 e XP, deixando-os disponíveis aos desenvolvedores de softwares, podendo a Microsoft cobrar destes entre US$ 8,00 e US$ 950,00 por cada cópia vendida.
            O DoJ decidiu agir novamente quando, na sexta-feira passada, o governo norte-americano entregou um documento de 18 páginas à juíza distrital Colleen Kollar-Kotelly alegando que o Microsoft Communications Protocol Program não está atendendo às determinações do acordo no que tange à empresa de Bill Gates revelar os protocolos de comunicação do Windows aos demais fabricantes do mercado.
            Além disso, a Microsoft também não está facilitando o licenciamento do Windows, que também estava previsto no acordo firmado com o DoJ. Na época, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos tinha determinado que tal licenciamento recebesse melhorias incluindo a simplificação dos contratos e a criação de formas diretas e precisas para se calcular as taxas de licenciamento dos softwares, já que as modalidades de licenciamento atuais são tantas que confundem até mesmo os revendedores de softwares, que chegam a ter que fazer cursos com a Microsoft para saberem distinguir corretamente uma modalidade de outra.
            A Microsoft se defende alegando que está ciente das suas obrigações e que as está cumprindo, conforme descrição do seu documento de defesa apresentado no tribunal. A gigante do software informou ainda que brevemente estará lançando um programa de licenciamento bem mais simples que o atual, além de disponibilizar cerca de 20 novos protocolos de comunicação com uma estrutura de cobrança menos complexa.
            Veja toda a cronologia do caso antitruste contra a Microsoft nos Estados Unidos e entenda todo o caso acessando o endereço
www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/microsoft-cronologia.shtml.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.