Vem aí o Windows Server 2003
31 de Março de 2003

            Na terça-feira da semana passada, a Microsoft convidou seus parceiros mineiros para o pré-lançamento do Windows Server 2003, num grande evento para 500 convidados ocorrido no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.
            Esta é a mesma versão que seria lançada com o nome Windows .NET Server 2003, já que o sistema aproveita as oportunidades de negócios da plataforma .NET. Porém, por questões estratégicas e de marketing, a Microsoft preferiu retirar o “.NET” do nome do sistema para que pessoas não pensassem que este seria um novo sistema operacional exclusivo para trabalhar com sistemas “.NET”, desenvolvidos por programas criados pela gigante do software.
            Durante o evento, a Microsoft posicionou seus parceiros sobre a abrangência da base já instalada de servidores da Microsoft nas pequenas empresas (68%), médias (52%) e grandes empresas (82%), exibindo gráficos estatísticos de dados coletados pela empresa A. C. Nielsen. A empresa de Bill Gates também mostrou as perspectivas de mercado para a versão 2003 do seu sistema operacional específico para o gerenciamento de servidores, que atinge, atualmente, 78% dos novos servidores lançados no mercado brasileiro.
            A Microsoft mostrou toda a evolução tecnológica na sua área de sistemas operacionais para servidores desde 1994, quando foi lançado o Windows NT Server, passando pelo Windows 2000 Server até o seu próximo lançamento do Windows Server 2003, que oferecerá maior produtividade, confiabilidade, conectividade e economia às corporações.

            O Windows Server 2003 será lançado em várias versões: Datacenter Edition, Enterprise Edition, Standard Edition e Web Edition. O preço estimado da versão Standard com licença de acesso para cinco clientes é de US$ 1.099,00. Já a versão Enterprise está avaliada em US$ 3.999,00 com licença para 25 clientes. O pacote de aplicativos para servidores de pequenas empresas SmallBusiness Server 2003, que contém o Windows Server 2003 e diversos outros programas, deverá ser lançado até o final deste ano.
            A versão Standard Edition, mais utilizada nas pequenas empresas e ambientes departamentais tem suporte para máquinas equipadas com até 4 gigas de RAM e 4 processadores simétricos, inclusive com a tecnologia Hyper-Threading existente nos Pentium 4 a partir de 3,06 GHz.
            A versão Enterprise, destinada às médias e grandes empresas, suporta até 32 gigas de memória RAM, 8 processadores simétricos e cluster de até 8 máquinas, enquanto a versão Datacenter, destinada ao gerenciamento de grandes centros de dados corporativos tem a vantagem de suportar até 64 gigas de RAM e 32 processadores simétricos na versão de 32 bits ou até 128 gigas e 64 processadores simétricos funcionando simultaneamente na versão de 64 bits.
            Um grande foco do Windows Server 2003 é em relação à segurança, tendo toda a equipe de desenvolvimento do sistema sido paralisada por 2 meses para revisar todos os códigos-fonte escritos, analisar centenas de modelos de invasão documentados e sendo treinados mais de 8 mil funcionários nesse período.
            A política de segurança dos sistemas operacionais para servidores da Microsoft mudou. Antes, os sistemas vinham todos abertos, necessitando que o administrador do sistema fechasse todos os acessos que este não quisesse que fossem realizados. Com o Windows Server 2003, a política é exatamente o inverso: agora, o sistema vem totalmente fechado, necessitando que o administrador disponibilize cada um dos recursos do sistema para cada usuário da rede, como já acontecia nos sistemas da Novell.
            Nesta nova versão, as grande empresas passam a contar com suporte nativo para redes Wireless e XML Web Services, além de maior performance no gerenciamento de arquivos e impressão (134%), Active Directory (345%) e Web Server (165%), em comparação com o Windows 2000, além de ser 80 vezes mais escalável que o Windows NT Server.
            Os principais avanços para as pequenas empresas, na versão Standard, foram as atualizações automáticas do sistema, administração remota, Firewall para conexão à Internet, Web Server com serviço de correio POP3, serviço de fax, criptografia de arquivos e o novíssimo Shadow Copy Restore, que permite restaurar dados apagados ou modificados internamente em documentos do Microsoft Office.
            No final do evento, a Microsoft presenteou a AB Informática e outros parceiros com CDs do Windows Server 2003 e inaugurou o Jornada Microsoft, um plano para capacitação comercial e técnica das empresas filiadas que ampliou os benefícios concedidos com treinamentos totalmente gratuitos e outros com gratuidade parcial subsidiados pela Microsoft, certificações com 80% de reembolso e bonificação em dinheiro por serviços prestados a clientes da Microsoft.
            O novo sistema operacional da Microsoft será lançado, mundialmente, no próximo dia 24 de abril ocorrendo um evento de lançamento em grande estilo, no próximo dia 29, no Credicard Hall, em
São Paulo. Vale a pena conferir!
            Maiores informações sobre o novo sistema podem ser adquiridas no site www.microsoft.com/brasil/windowsserver2003.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.