Golpe em sites faz usuários pagar ligações internacionais
19 de Março de 2003

            Um novo golpe na Internet está deixando alguns usuários de cabelo em pé, principalmente os usuários de sites eróticos e de jogos hospedados no Reino Unido, Portugal, Liechtenstein, Nauru e Ilhas Salomão.
            Alguns dos sites hospedados nestes países oferece aos internautas alguns “downloads grátis” contendo uma foto, jogo, etc. Ao baixar o arquivo e tentar abri-lo, o usuário está, na verdade, instalando um programa no seu micro que faz com que o computador se desconecte da Internet e faça uma nova ligação diretamente para provedores daqueles países, fazendo com que o usuário pague por uma ligação internacional (DDI).
            Este tipo de golpe vem subindo bastante no ranking de reclamações do Procon, que está alertando, juntamente com as empresas de telecomunicações, os usuários de computadores com acesso à Internet quanto à nova trapaça descoberta.
            A ligação internacional é feita sem que o usuário perceba. Pois, a conexão cai e o computador começa a discar imediatamente. Então, o usuário acha que o seu computador está tentando se conectar novamente com o provedor local mas, na verdade, ele está tentando se conectar com outro provedor em outro país.
            Normalmente, o internauta só percebe que está sendo lesado quando chega a nova conta telefônica com os altos valores dos DDIs. E, apenas quando o usuário vai reclamar na companhia telefônica, ele passa a ter conhecimento do golpe que lhe foi aplicado.
            O entendimento das empresas de telecomunicações quanto aos golpes é que, mesmo sendo praticados por sites no exterior, sem consentimento do internauta, este teria que pagar pelas ligações internacionais. Pois, utilizou os serviços da companhia telefônica, que não tem responsabilidade pelas ligações efetuadas de cada terminal telefônico.
            Já o Procon diz que “o direito à informação clara e precisa sobre os
produtos e serviços é expressamente garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, tratando de um dever de qualquer fornecedor”.
            Para evitar que mais usuários sejam lesados, as empresas de telecomunicações estão bloqueando os números telefônicos desses provedores já identificados no exterior. Mas, elas estão bloqueando apenas os números já conhecidos e que tenham sofrido algum tipo de reclamação. Enquanto novos usuários não reclamam do golpe com novos números telefônicos, outros internautas estão sendo prejudicados.
            O procon, juntamente com a Embratel, Intelig, Telefônica e Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso à Internet), elaborou um folheto com dicas que, brevemente, serão enviadas na conta telefônica destas empresas para alertar o internauta quanto a este golpe como também outros problemas ocasionados por acesso à Internet por usuários incautos.
            Veja, abaixo, na íntegra, as dicas do Procon para que os internautas não passem pelo mesmo problema: 

             Maiores informações podem ser adquiridas no endereço  www.procon.sp.gov.br/procinfligacoesindesej.shtml.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.