Novos Bugs e Vírus
11 de Dezembro de 2002

        A cada dia que passa, nossos computadores ficam cada vez mais vulneráveis a ataques dos hackers, os piratas da Internet. Eles aproveitam as brechas existentes nos programas e invadem computadores alheios para roubar informações e senhas, podendo também destruir os dados das vítimas e paralisar completamente uma rede de computadores.
       
Quem tem Windows 95, 98 ou Millennium instalado no micro, acessa a Internet e nunca instalou patches de correção em seu sistema, provavelmente tem vírus instalado no seu micro permitindo a hackers roubarem informações gravadas (veja mais detalhes e como corrigir este problema no site www.abinformatica.com.br, link Publicações, matérias dos dias 20 e 23 de novembro de 2002).
       
Até quem tem o Windows XP, o mais moderno sistema operacional do mundo, desenvolvido pela Microsoft, está correndo perigo caso não tenha instalado ainda em seu sistema operacional o Service Pack 1. A Microsoft já publicou dezenas de correções para o Windows XP; e o Service Pack 1 é um pacote com toda a coletânea de correções de códigos de programação já criadas até então para este sistema.
        Mas, o Service Pack 1 (SP1) também não está à prova de falhas. Se você instalá-lo no Windows XP e usar o recurso de Restauração do Sistema para restaurar o Windows da forma como ele estava numa data anterior à instalação do Service Pack 1, podem acontecer os seguintes problemas no seu computador:

      Impossibilidade de criação de acesso remoto ou conexão Dial-Up para acesso à Internet;
      Todos os itens de conexão de rede passam a ficar indisponíveis, mostrando esta pasta como vazia;
      O sistema não permite a criação de novas conexões de rede;
      Os serviços de Compartilhamento de conexão com a Internet (Internet Connection Sharing – ICS) e Proteção por Firewall (Internet Connection Firewall – ICF) não serão inicializados.

        No site da Microsoft, está publicado um artigo relatando este problema intitulado “You Cannot Create a Network Connection After You Restore Windows XP” (Você não pode criar uma conexão de rede após você restaurar o Windows XP). Maiores informações podem ser adquiridas no endereço http://support.microsoft.com/?kbid=329441. O patch de correção pode ser baixado, gratuitamente, no endereço http://download.microsoft.com/download/whistler/Patch/Q329441/WXP/EN-US/Q329441_WXP_SP2_x86_ENU.exe.
        A produtora de antivírus McAfee divulgou também o surgimento do vírus Backdoor-ANK, sendo um novo Cavalo de Tróia que permite que o computador seja invadido por hackers. De acordo com a McAfee, este vírus fica alojado na pasta do Windows com o nome SYNCHOST.EXE e fica apontando para a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run, contendo o valor “Remote Access Slave” C:\%Windir%\Synchost.exe. Além disso, o Backdoor-ANK abre a porta 4999 da máquina, que é por onde os hackers invadem a máquina contaminada por este vírus.

        Ontem,
foi descoberta mais uma variante do Backdoor, versão AKW. Maiores informações sobre estas pragas podem ser adquiridas nos endereços http://vil.mcafee.com/dispVirus.asp?virus_k=99833 e http://vil.mcafee.com/dispVirus.asp?virus_k=99855.

        As recomendações para evitar contaminação por vírus são as mesmas de sempre:

      Atualizar o antivírus pelo menos uma vez por semana e rastrear os HDs;
     
Não abrir arquivos executáveis recebidos por e-mails;
     
Não abrir e-mails recebidos de desconhecidos;
     
Evitar acessar sites suspeitos ou desconhecidos;
     
Checar por vírus em qualquer disquete que seja inserido no computador;
   
 Instalar os patches de correção lançados para os programas que você tenha instalado no micro.

        Seguindo todas essas dicas, resta apenas desejar-lhe boa sorte, já que nenhum sistema é 100% seguro, por mais seguro que seja! (palavras da Microsoft!)

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.