Intel lança Pentium 4 HT de 3.06 GHz
04 de Dezembro de 2002

        Nos meses de outubro e novembro, a Intel promoveu o Intel Channel Conference 2 - 2002 nas onze principais capitais e cidades brasileiras onde o ponto forte do evento foi o lançamento do Pentium 4 de 3.06 GHz, primeiro processador do mundo equipado com tecnologia Hyper-Threading. As cidades escolhidas para a conferência nacional foram Ribeirão Preto, Brasília, Campinas, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, encerrando o leque de palestras em Belo Horizonte na semana passada.
       
Durante o evento, foram debatidas as perspectivas tecnológicas atuais e futuras mostrando os benefícios reais que elas nos proporcionam, incluindo a nova geração de servidores Intel equipados com processadores Xeon, antes utilizados apenas em grandes empresas e estando, agora, sendo muito aproveitados também nas médias e pequenas empresas devido à sua alta performance, confiabilidade, escalabilidade e preços cada vez mais acessíveis ao caixa das empresas. Os processadores Intel Xeon representam, hoje, 87% da base instalada de servidores no Brasil.
       
A maior novidade do Intel Channel Conference 2 - 2002 foi o lançamento do Pentium 4 de 3.06 GHz com tecnologia Hyper-Threading, que permite obter o melhor desempenho possível do processador, trabalhando como se houvessem dois processadores internos na máquina. Enquanto um está sobrecarregado, o outro lhe ajuda desenvolvendo outra parte do processamento.
        A Tecnologia Hyper-Threading, que foi usada pela primeira vez nos processadores de servidores avançados Xeon da Intel, ajuda a aumentar a eficácia do computador maximizando o uso dos recursos do processador permitindo que um único processador execute dois processos separados de software simultaneamente. O resultado é um desempenho melhor, com respostas mais rápidas na execução simultânea de múltiplos aplicativos, podendo trabalhar em multitarefa com uma performance nunca vista antes no mundo!
        Para aproveitar melhor a tecnologia Hyper-Threading, os programas também devem ter recursos internos para enviar o processamento para dois processadores simultâneos. O Windows Movie Maker, por exemplo, que já é um aplicativo multithreading, obtém um ganho de 26% em performance.
       
Mas, não são somente os aplicativos multithreading que se beneficiam da tecnologia Hyper-Threading. Os softwares não preparados também obtém uma velocidade bem superior que a normal. Os programas Outlook e Winzip, por exemplo, que não são multithreading, ficam até 54% mais rápidos no novo Pentium 4 equipado com a nova tecnologia HT. PowerPoint, VírusScan e Acrobat ganham 24% de velocidade. Photoshop, 23%. Microsoft Word, 21%, Visual Studio .NET, exclusivo para programadores, obtém até 20% de acréscimo no seu desempenho, além de outros.

        Sem dúvida, a tecnologia Hyper-Threading veio para ficar, trazendo para as residências, micro e pequenas empresas recursos disponíveis antes apenas nos grandes servidores mundiais.
        Com este lançamento, a Intel dispara na liderança no mercado de processadores, oferecendo 1 GHz a mais que o seu principal concorrente, a AMD, que está prometendo lançar o Athlon 64 no próximo semestre, sendo um híbrido de computador de 32 bits e 64 bits.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.