Hackers tiram do ar 9 dos 13 servidores mundiais de Internet
29 de Outubro de 2002

        Um ataque em massa, na segunda-feira da semana passada, tirou do ar nove dos treze servidores que controlam o tráfego mundial na Internet.
       
Este ataque foi o maior já ocorrido até hoje. A Casa Branca e o FBI estão investigando o ataque que durou apenas uma hora, de 16h45 às 17h45 (horário de Brasília) e, por isso, não foi notado pela maioria dos usuários da rede.
       
Durante o ataque, sete servidores pararam de funcionar imediatamente e outros dois começaram a dar problemas intermitentes.
        Esta foi a invasão mais sofisticada em larga escala feita contra máquinas cruciais da história da Internet, sendo este ataque chamado de Cyber-Terrorismo pela Casa Branca.
        O ataque só não teve estragos de maiores proporções porque a maioria dos provedores de Internet e as grandes corporações costumam armazenar seus dados simultaneamente em outros servidores, em Clustering, além de colocar as páginas mais acessadas em cache no servidor para melhoria da performance.
        A origem do ataque ainda é desconhecida, mas sabe-se que o ataque foi do tipo DDoS (Distribuited Denial of Service), que tem por objetivo sobrecarregar o servidor com excesso de requisições de serviço, fazendo com que as requisições de outros usuários não sejam atendidas no tempo normal. Neste ataque, foram enviados para os servidores uma quantidade de dados cerca de 30 a 40 vezes maior que o habitual.
        Os técnicos responsáveis pela manutenção do sistema explicaram que, se mais um dos servidores fosse atingido, a transmissão de mensagens de correio eletrônico e as buscas na Internet seriam afetadas.
        A Embratel divulgou que os ataques não chegaram a afetar a Internet no Brasil porque os servidores foram rapidamente recompostos.
        Os treze servidores mundiais que controlam a Internet são distribuídos geograficamente pelo mundo para evitar perdas por desastres físicos e naturais, sendo operados pelo governo dos Estados Unidos, universidades e grandes corporações.
        Outros incidentes ocorridos com estes servidores aconteceram em agosto de 2000, quando quatro destes servidores saíram do ar por falhas técnicas; e em 1997, quando especialistas transferiram, por engano, uma lista de diretórios para sete servidores, tirando-os do ar por quase quatro horas, quando grande parte da Internet mundial ficou incomunicável.
        Maiores informações sobre o maior ataque à Internet da história podem ser encontradas no seguinte
endereço: www.usatoday.com/tech/news/computersecurity/2002-10-23-net-attack_x.htm.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.