Intel Technical Training 2002 (1a Parte)
17 de Setembro de 2002

        No final do mês passado, a Intel promoveu em Belo Horizonte o Intel Technical Training 2002, evento destinado a 50 técnicos IPI – Integrador de Produtos Intel – do estado de Minas Gerais.
       
No evento foram abordados temas teóricos e práticos sobre os novos servidores Intel para grandes e médias empresas, soluções RAID, software de gerenciamento de Hardware LanDesk Client Manager, configuração de servidor para small business, alerta de problemas em servidores por e-mail ou celulares, lançamento dos novos processadores e chipsets da Intel, tendências tecnológicas, concorrência de mercado, Benchmarks confiáveis, o futuro do desktop, padrões FMB2 e FMB3 com novos modelos de gabinete para o novo Pentium 4 de 3 GHz.
       
A Intel frisou bastante durante o evento que alguns fabricantes não têm seguido a norma FMB2 na montagem de computadores Pentium 4, o que pode ocasionar problemas de instabilidade do sistema e travamento do computador. Esta norma determina que os computadores Pentium 4 devem ser montados em gabinetes com 4 baias (locais para fixação de CD-ROM) para uma melhor circulação de ar interna, além de um cooler (ventilador) adicional para jogar o ar quente interno do gabinete para fora do micro.
        Um fator que contribui para a má circulação de ar dentro dos gabinetes é o formato dos flat cables atuais (cabos de dados dos HDs) que, por serem muito largos, contribuem para a retenção de ar quente dentro do gabinete. Para sanar este problema, estão sendo lançados novos cabos de dados para HDs com os fios enrolados, sendo portanto, menos espessos.
        Já que estamos falando sobre HDs, na quarta-feira da semana passada, representei Pará de Minas num evento da Seagate, maior fabricante mundial de HDs, que agraciou Minas Gerias com uma palestra sobre os novos modelos de HDs que serão lançados no próximo ano com velocidades que chegarão a 20.000 RPM, enquanto os mais vendidos hoje em dia ainda são os de 5.400 e 7.200 RPM. Vale frisar também que já existem no mercado HDs de 10.600 e 15.300 RPM. A Seagate inovou também com o lançamento de uma nova tecnologia de HDs que substituirá a IDE atual. A nova tecnologia se chama Serial ATA, com taxa de transferência de 150 MBytes por segundo e utiliza um cabo fino com apenas 7 fios internos para melhorar o fluxo de ar interno do gabinete (os IDEs atuais utilizam 40 fios e os IDEs UltraDMA, 80 fios internos). Outra diferença do Serial ATA é que poderão ser conectados normalmente até 6 HDs num único micro, tendo cada HD o seu cabo de dados específico. Os HDs Serial ATA já estão disponíveis no mercado e parte do seu projeto foi desenvolvido junto com a Microsoft tornando-se, portanto, a nova tendência mundial.
        Voltando ao Intel Technical Training, uma nova norma deverá ser seguida pelos montadores de computadores com processadores Pentium 4 de 3 GHz e superiores. Além dos requisitos básicos da FMB2, a nova norma FMB3 determina ainda que um cooler mais potente, em formato de turbina, porém silenciosa, seja colocada nos micros com esses processadores. Tal turbina deverá ter uma ponta do lado de fora do gabinete, na sua lateral, puxando o ar frio do ambiente e jogando-o diretamente no processador do micro. Desta forma, a Intel conseguiu diminuir significativamente a temperatura interna do gabinete, propiciando o lançamento de micros cada vez mais velozes. Como o aumento de velocidade está totalmente ligado ao aumento de calor, maiores velocidades necessitam de um melhor cuidado com o resfriamento da máquina. Quanto ao Pentium 4 de 3 GHz, a Intel divulgou que o seu lançamento deverá ocorrer até o final deste ano.
        Devido à extensão do Intel Technical Training 2002, esta matéria será dividida em três partes. Na próxima semana, abordaremos táticas de empresas concorrentes que mostram índices colocando seus processadores mais rápidos que os da Intel, através de benchmarks manipulados. E, na semana seguinte, abordaremos também tópicos super interessantes sobre servidores e RAID, que propicia maior segurança dos dados nas empresas, sendo utilizado pelas maiores e melhores empresas do mundo.
        Representando Pará de Minas no Intel Technical Training 2002, estavam presentes André Basílio da AB Informática e Wagner Alves, da Ability Informática. O curso foi ministrado pelo Engenheiro de Sistemas Dennis Zasnicoff, um dos gênios da Intel do Brasil e um dos maiores especialistas da área.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.