Chip substituirá HDs

        A gigante IBM anunciou, no mês passado, que está desenvolvendo um chip que, brevemente, substituirá os HDs (Discos Rígidos) dos computadores. O chip, do tamanho de um selo postal, terá a capacidade de armazenar o equivalente a 200 DVD-ROMs (ou 25 milhões de páginas de livros impressos).
        Esta nova tecnologia, que está sendo desenvolvida com o codinome Milípede (com muitos pés) e que permite gravar até 1 terabit por polegada quadrada, promete revolucionar o armazenamento de dados nos computadores. Ela foi criada por Peter Vettiger e Gerd Binnig, dois cientistas do laboratório da IBM em Zurique, na Suíça. Gerd Binnig foi o ganhador do prêmio Nobel de Física em 1986 pela criação do STM, o microscópio de tunelamento que gerou as primeiras imagens de átomos individuais e que foi a inspiração para o desenvolvimento do chip Milípede.


A rede de agulhas perfura a superfície plástica que reveste o silício para gravar os dados.

        Os dados no Milípede são regraváveis, armazenando os dados nos minúsculos buracos das películas plásticas do chip que podem ser esvaziados e preenchidos infinitamente. Segundo Vettiger, isso foi testado "centenas de milhares de vezes".
        O Milípede consiste em uma camada de polímero plástico com alguns milionésimos de centímetros de espessura, aplicada sobre um chip de silício. Para escrever um bit de dado, a ponta de um microscópio aquecida a 398 graus Celsius amolece o polímero e o marca, fazendo um buraco de 10 nanômetros de diâmetro (um nanômetro equivale a 1 bilionésimo de metro). Para ler o dado, a ponta é aquecida a 298 graus Celsius, sendo arrastada pela superfície até cair sobre os buracos, quando a ponta é esfriada devido ao contato com o polímero mais frio numa área maior de superfície. Esta queda de temperatura reduz a resistência elétrica, sendo facilmente medida. Para apagar dados, uma ponta extremamente quente é passada sobre cada buraco, preenchendo-os novamente.


O chip tem 7mm x 14mm. Uma rede de 1.024 agulhas é orientada pelas conexões elétricas centrais.

        A IBM pretende criar, no início de 2003, outro protótipo com 4.096 agulhas. A intenção de Vettiger é possibilitar compactar cerca de 15 gigabytes de dados num relógio de pulso, que poderia ser utilizado para transportar, de forma fácil, dados de um local para outro. Esta nova tecnologia também beneficiará os telefones celulares e os PalmTops, os mini computadores portáteis.
        Se você quiser ver como o chip trabalha, baixe o vídeo demonstrativo do Milípede no seguinte endereço da Internet, diretamente no site da IBM: http://www.research.ibm.com/resources/press/millipede/MillipedeAnimation1.mpg.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.