Microsoft Divulga Erro no Internet Explorer

        A menos de quinze dias atrás, após encontrar falhas críticas no Internet Explorer que possibilitam que um computador seja invadido via Internet, a Microsoft lançou um patch de correção para seis erros de programação existentes no programa.
        Um dia após o lançamento, diversos especialistas em segurança tecnológica afirmaram que o pacote lançado não corrige totalmente as falhas do Internet Explorer, deixando brechas que permitem que um hacker (invasor de computadores) assuma o controle do computador invadido, podendo roubar e até mesmo apagar informações da vítima.
        Em menos de uma semana depois de ter recebido as críticas, exatamente no dia 21 de fevereiro, a empresa de Bill Gates lançou um novo patch de correção do IE para as versões 5.01, 5.5 e 6.0, assumindo uma falha na maneira com o Internet Explorer interpreta os frames de páginas HTML, permitindo que sites hostis passem a acessar informações gravadas no computador do usuário atacado.
        A falha está no VBScript do Internet Explorer, permitindo que um código de programação de um domínio possa solicitar e acessar o conteúdo de outro endereço qualquer que esteja identificado dentro de um mesmo frame, num menu de acesso do site.
        Um hacker poderia criar um site na Internet que, ao ser acessado, permitiria que os computadores dos internautas visitantes fossem invadidos, podendo ler arquivos, roubar senhas e números de cartões de crédito contidos nos micros atacados. Para facilitar, o hacker também pode enviar um e-mail malicioso escrito em código HTML para conseguir invadir o computador de cada uma das vítimas.
       
Segundo a Microsoft, a falha é considerada crítica e todos os usuários das versões referidas acima devem baixar o patch de correção pela Internet e instalá-lo no computador o mais rápido possível!
        Maiores informações sobre o bug podem ser encontradas no site da Microsoft, no seguinte endereço:
http://www.microsoft.com/technet/treeview/default.asp?url=/technet/security/bulletin/ms02-009.asp e o próprio patch de correção pode ser “baixado” do endereço: http://www.microsoft.com/windows/ie/downloads/critical/q318089/download.asp.
        O arquivo de correção tem apenas 300 Kbytes e pode ser baixado em menos de 1 minuto! A instalação também é muito rápida gastando apenas 15 segundos. Portanto, anote os endereços acima e atualize o seu Internet Explorer o mais rápido possível!

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.