Intel lançará chips de até 20 GHz em seis anos

       A Intel, maior fabricante de processadores para computadores do mundo, anunciou recentemente que sua equipe de pesquisadores criou um novo método de encapsulamento capaz de acelerar o desenvolvimento de processadores ultra-rápidos, possuindo até 1 bilhão de transistores dentro de uma minúscula pastilha de silício e executando operações em até 20 GHz, o que representa uma velocidade de 20 bilhões de cálculos por segundo. Só para efeito de comparação, o Pentium 4, que é atualmente o processador mais rápido existente no mundo, que raras pessoas e empresas o possuem, possui 42 milhões de transistores e funciona numa velocidade de, no máximo, 2 GHz.
       O novo método de encapsulamento (forma como os transistores são fixados dentro do processador) permite que o chip agregue uma quantidade bem maior de transistores e funcione a velocidades extremas sem derreter ou queimar devido ao alto calor gerado pela corrente elétrica na altíssima velocidade.
        A nova estrutura criada nos laboratórios da Intel, chamada BBUL, também possibilita que o chip seja mais fino e mais leve.
        De acordo com uma matéria publicada pelo jornal The New York Times, o lançamento desses novos modelos de chips processadores da Intel está estimado para daqui há 5 ou 6 anos.
        Apesar da euforia inicial, a Intel admite que ainda há vários problemas técnicos a serem sanados antes que a nova arquitetura seja produzida em série, o que deverá acontecer somente em meados de 2006.
        No Intel Channel Conference deste semestre, evento exclusivo para os parceiros integradores da Intel, ocorrido neste mês, no qual estive presente, a Intel apresentou o protótipo do seu novo processador Pentium 4 de 3,5 GHz que já está em testes, utilizando a mesma tecnologia atual, devendo passar a ser produzido em série brevemente.
        A Intel também baixou o preço de alguns de seus produtos e está vendendo alguns modelos de processadores Pentium 4 a preços de Pentium III. Sua intenção é tirar o Pentium III de mercado e manter a fabricação para computadores desktops apenas de processadores Celeron como uma opção mais barata de um processador de alta performance; e de Pentium 4, como o top de linha, sendo a melhor opção para computadores de alta performance e robustez, principalmente em trabalhos que envolvem processamentos na área de multimídia.
        Com a queda de preços da Intel, a baixa do dólar e promoções de alguns importadores, está numa boa hora para quem guardou dinheiro adquirir um computador novo no final do ano. Pois, computadores Pentium 4 de 1,4 GHz com 256 megas de memória RAM, HD de 20 Gigas e multimídia já estão sendo vendidos na nossa cidade com preços promocionais a menos de 2 mil reais! E ainda há locais onde se podem comprar computadores com o primeiro pagamento vencendo somente em janeiro de 2002. A hora é agora!

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.