Os Novos Napsters

        Após a proibição, instituída pela justiça, da Napster continuar permitindo a pirataria de músicas em formato MP3 no mundo, em apenas um mês, os internautas trocaram 1,81 bilhão de arquivos musicais utilizando os novos sites Kazaa, MusicCity e Grokster, sucessores do Napster.
        Esse foi o número apresentado pelo levantamento do Webnoize em relação ao mês passado, que já tinha destacado um crescimento de 20% sobre os 1,51 bilhão de arquivos musicais transferidos durante o mês de setembro.
        A cada mês, o número de usuários dos clones do Napster aumenta. Em outubro, já existiam cerca de 1,3 milhão de pessoas conectadas, ao mesmo tempo, nesses novos sites de troca de mídias musicais, contra 1 milhão de usuários existentes no mês de setembro.
        O Webnoize acredita que, ainda este mês, o número de usuários desses programas deve ultrapassar o número máximo de usuários que a Napster possuía antes da ação judicial que culminou na proibição de continuar operando os seus serviços, que era de 1,57 milhão de usuários simultâneos.
        No mês passado, várias empresas de música e de cinema processaram os programas de distribuição de MP3 via Internet. Porém, ironicamente, esses ataques só aumentaram a divulgação do nome dos sites na mídia, aumentando ainda mais a popularidade desses sites e adesão de novos usuários.
       
Parece que o jeito vai ser mesmo a indústria musical pensar numa forma de legalizar a troca de MP3 via Internet. Pois, a cada porta que é fechada em processos judiciais que perduram anos, abrem-se dezenas.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.