Hackers roubam dados de clientes da Ford nos EUA

        A empresa responsável pelo crédito da montadora Ford nos Estados Unidos, Ford Motor Credit, foi invadida por hackers, os piratas da Internet, que conseguiram obter informações confidenciais de 13 mil clientes da empresa.
        Os dados roubados vão desde endereços e números de seguro social (RG norte-americano) até informações bancárias, números de cartões de crédito e, inclusive, relações de todos os pagamentos efetuados pelos clientes da Ford Motor Credit. De porte desses dados, os hackers conseguiram fazer várias compras com débito nos cartões de crédito dos clientes lesados.
        De acordo com o jornal “The New York Times”, os hackers invadiram os computadores, provavelmente utilizando senhas de acesso de funcionários da Ford Motor Credit conseguindo, então, acesso ao sistema interno da empresa e ao banco de dados da agência que faz o controle de crédito da Ford, chamada Experian.
        Segundo o jornal, devido a um grande número de reclamações de clientes da Experian, que receberam faturas de cartão de crédito de compras nunca realizadas, em geral debitadas pela agência da Ford em Grand Rapids, no Michigan, a montadora teria sido notificada pela própria Experian desde fevereiro deste ano.
        A polícia federal norte-americana, FBI, foi acionada para investigar o caso, e solicitou aos clientes da Ford que comuniquem o FBI sob qualquer suspeita de fraude em seus cartões de crédito.
        Este fato lamentável de repercussão internacional está sendo importante para as empresas do mundo inteiro repensarem a respeito da segurança de seus dados internos como também dos dados de seus clientes. Todo número de cartão de crédito de clientes em poder das empresas deve ser eliminado imediatamente após a efetivação do crédito em sua conta.
        O perigo não se dá apenas nas compras utilizando cartões de crédito via Internet. Mas, também nas compras efetuadas in loco com máquinas eletrônicas e com aquelas velhas maquininhas manuais que deixam o número do cartão de crédito de cada cliente arquivado não apenas no comprovante de compra, mas também no carbono que é jogado normalmente no lixo, inclusive com a assinatura do cliente, podendo ser roubado do saco de lixo na porta do estabelecimento comercial.
        Para evitar este tipo de fraude com o número do seu cartão de crédito e sua assinatura o aconselhável é rasgar bem as folhas de carbono utilizadas na compra.
        Quanto ao roubo de informações de empresas via Internet, a vulnerabilidade está solta! Poucas empresas se preocupam na instalação de um Firewall para se defenderem de ataques de hackers. A maioria dos empresários acham que nunca terão seus computadores invadidos.
        Um programa muito interessante que serve para checar se o computador está sendo invadido via Internet e barrar o ataque do invasor é o Xô BoBus, software gratuito que pode ser instalado em máquinas equipadas com os sistemas operacionais Windows 98 ou Millennium. Este programa pode ser baixado do site da AB Informática www.abinformatica.com.br, acessando o link de downloads.
        Na nossa empresa, já chegamos a sofrer mais de 20 tentativas de ataque num único dia. Todos identificados e barrados pelo Xô BoBus. Este programa não barra apenas os ataques de hackers. Mas, também, replicações de vírus que passam automaticamente de computador para computador via Internet como o Red Code.
        Se você ainda não pensava em segurança de dados, deve começar a refletir melhor sobre o assunto.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.