Como Economizar Energia no Computador

            Estamos passando por uma fase complicadíssima no Brasil, tendo que economizar energia elétrica para evitarmos que haja o tão falado “Apagão”, prejudicial a toda a comunidade, fazendo com que empresas diminuam a sua produção e aumentem seus gastos, gerando desemprego, queda das cotações das bolsas de valores e, conseqüentemente, aumento do dólar e desvalorização do real.
            Quando pensamos em ficar sem energia, não pensamos em toda a extensão do que isso nos traria de conseqüências. Algumas das conseqüências são: aumento de assaltos, a campainha não tocar, o portão eletrônico não abrir, o elevador não funcionar (inclusive com pessoas dentro), o PABX das empresas não funcionarem, nenhum eletrodoméstico funcionar, incluindo-se aí as geladeiras e os freezeres. Muita gente não sabe que produtos congelados só devem ser descongelados para o consumo. Se um produto for congelado mais de uma vez, ele perde suas propriedades nutritivas.
            E os freezeres dos supermercados? Quem os controla? Na semana passada, foi mostrado durante o Jornal Nacional um açougueiro que, para economizar energia, alternava a temperatura de seus freezeres entre 0 e 10 graus, congelando e descongelando os alimentos várias vezes durante o dia. Se realmente houver os blackouts, estaremos correndo o risco de comprar mercadorias impróprias para o consumo, sejam estas adquiridas aqui ou ali. Não haverá distinção de lugar. Pois, a falta de energia abrangerá a todos que não possuem gerados próprios de eletricidade.
          Dentre as várias economias que estamos fazendo, como a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, diminuição do tempo do banho, etc., também podemos fazer economia de energia elétrica no nosso próprio computador. As impressoras, por exemplo, devem estar ligadas somente no momento da impressão.
         
De todos os componentes de um computador, o monitor (vídeo) é o equipamento que mais consome energia elétrica, chegando a representar até 75% do gasto. Há uma opção no Windows de economia de energia que nos permite desligar o monitor após um certo tempo de inatividade do computador. Para acessar esta opção, clique com o botão da direita do mouse sobre a Área de Trabalho (tela de fundo do computador) e clique na opção Propriedades. Assim, surgirá a próxima janela no vídeo com algumas opções:

             No canto superior direito desta janela, clique na guia Proteção de tela, quando surgirão outros recursos no vídeo, conforme mostrado. Verifique, no canto inferior desta janela um botão com o nome Configurações. Clique nele, quando surgirão novas opções no vídeo, conforme mostrado abaixo:

 

             Verifique nesta janela uma opção chamada Desligar o monitor. Especifique, neste local, para desligar o monitor após 5 minutos de inatividade do computador. A opção seguinte, Desligar os discos rígidos, relativa aos HDs (winchester) do computador, deixamos configurada, normalmente, para desligar após 30 minutos de inatividade. Depois, basta clicar no botão OK desta janela e no botão OK da outra janela. Assim, após o tempo de inatividade especificado, o Windows desliga, automaticamente, o monitor e disco(s) rígido(s) do micro. Para reativá-los, basta movimentar com o mouse sobre a mesa que faz com que os disco(s) rígido(s) e monitor sejam ligados novamente.
           Assim, você consegue aumentar o tempo de vida útil do seu equipamento, economizar energia, e colaborar para que não passemos pelo caos do Apagão.
           Passe esta dica aos seus amigos e colegas de trabalho. Vamos colaborar para minimizarmos os problemas que enfrentaremos.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.