SPAM Chega a 20 Milhões de Endereços

         SPAM é um termo utilizado por alguns personagens num dos filmes da série Monty Pyton (filmes de comédia) para pedir insistentemente algo a alguém.
        Este mesmo termo, na Internet, representa e-mails com propagandas diversas recebidas sem o consentimento do usuário na sua caixa postal.
         Empresas inescrupulosas vendem nossos e-mails para outras empresas, que lotam as nossas caixas postais com publicidades indesejadas.
        A empresa Mailling Web é a maior neste ramo. Ela conseguiu chegar à incrível marca de 20 milhões de e-mails de pessoas físicas e jurídicas, que são vendidos por R$2.000,00 a quem quiser pagar. Mas, para quem não está disposto a comprar 20 milhões de endereços por R$2.000,00, há empresas que vendem 100.000 endereços até por R$40,00.
        Ruim para quem usa e-mails. Pois, sempre tem que gastar alguns minutos ou até horas de conexão para “baixar” essas propagandas indesejadas.
        Uma boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira, prevendo punição aos SPAMMERs – pessoas ou empresas que praticam o SPAM – dos Estados Unidos. Uma nova lei está tramitando no Senado norte-americano prevendo multas de até 11 mil dólares para cada SPAM enviado e até um ano de detenção para quem comprovadamente enviar SPAMs.
         Com esta lei, a disseminação dos SPAMs passaria a ser considerada um ato ilegal e os SPAMMERs seriam considerados criminosos, podendo ser punidos pelo Departamento de Justiça norte-americano.
        Eileen Harrington, responsável pela área de proteção ao consumidor da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, falou à Subcomissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado que a proliferação de SPAMs está acabando com a confiança dos usuários que compram em sites de comércio eletrônico e prejudicando os provedores de acesso à Internet, que têm que ficar por horas e horas transferindo os SPAMs para toda a lista de endereços referenciada.

        O SPAM é uma prática altamente condenável e inaceitável. Ele se tornou uma praga na Web e está prejudicando empresas que têm o consentimento do internauta para enviar seus e-mails com publicidades, tendo em vista que marketing na Internet virou sinônimo de SPAM.

        A nova lei também exigirá que todos os e-mails comerciais apresentem, no próprio e-mail, uma opção para remoção do endereço do usuário da lista de e-mails de cada empresa. Atualmente, alguns estados americanos adotam legislações próprias para tentar controlar os SPAMs, que é um sério problema na Internet.

        Para nós, brasileiros, só nos resta esperar que esta lei não demore muito para chegar no nosso congresso e que o congresso, que anda muito desmoralizado, não demore vários anos para aprová-la.
        Vamos dizer NÃO ao SPAM!

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.