SPAM Chega a 20 Milhões de Endereços
SPAM é um termo utilizado por alguns personagens num dos filmes da
série Monty Pyton (filmes de comédia) para pedir insistentemente
algo a alguém.
Este mesmo termo, na Internet,
representa e-mails com propagandas diversas recebidas sem o
consentimento do usuário na sua caixa postal.
Empresas inescrupulosas vendem
nossos e-mails para outras empresas, que lotam as nossas caixas
postais com publicidades indesejadas.
A empresa Mailling Web é a maior
neste ramo. Ela conseguiu chegar à incrível marca de 20 milhões de
e-mails de pessoas físicas e jurídicas, que são vendidos por R$2.000,00
a quem quiser pagar. Mas, para quem não está disposto a comprar 20
milhões de endereços por R$2.000,00, há empresas que vendem
100.000 endereços até por R$40,00.
Ruim para quem usa e-mails. Pois,
sempre tem que gastar alguns minutos ou até horas de conexão para
“baixar” essas propagandas indesejadas.
Uma boa notícia foi divulgada nesta
segunda-feira, prevendo punição aos SPAMMERs – pessoas ou empresas
que praticam o SPAM – dos Estados Unidos. Uma nova lei está
tramitando no Senado norte-americano prevendo multas de até 11 mil
dólares para cada SPAM enviado e até um ano de detenção para quem
comprovadamente enviar SPAMs.
Com esta lei, a disseminação
dos SPAMs passaria a ser considerada um ato ilegal e os SPAMMERs
seriam considerados criminosos, podendo ser punidos pelo
Departamento de Justiça norte-americano.
Eileen Harrington, responsável pela
área de proteção ao consumidor da Comissão Federal de Comércio dos
Estados Unidos, falou à Subcomissão de Comércio, Ciência e
Transporte do Senado que a proliferação de SPAMs está acabando com
a confiança dos usuários que compram em sites de comércio
eletrônico e prejudicando os provedores de acesso à Internet, que
têm que ficar por horas e horas transferindo os SPAMs para toda a
lista de endereços referenciada.
O SPAM é uma prática altamente
condenável e inaceitável. Ele se tornou uma praga na Web e está
prejudicando empresas que têm o consentimento do internauta para
enviar seus e-mails com publicidades, tendo em vista que marketing
na Internet virou sinônimo de SPAM.
A nova lei também exigirá que todos
os e-mails comerciais apresentem, no próprio e-mail, uma opção
para remoção do endereço do usuário da lista de e-mails de cada
empresa. Atualmente, alguns estados americanos adotam legislações
próprias para tentar controlar os SPAMs, que é um sério problema
na Internet.
Para nós, brasileiros, só nos resta
esperar que esta lei não demore muito para chegar no nosso
congresso e que o congresso, que anda muito desmoralizado, não
demore vários anos para aprová-la.
Vamos dizer NÃO ao SPAM!